remoto

Muitas pessoas têm uma rotina puxada, fora do habitual e, por isso, precisam de um trabalho que se adapte a elas. Nesse sentido, uma nova forma de trabalhar tem ganhado espaço na vida dos brasileiros nos últimos anos. O home office veio como uma forma de resolver esses problemas! 

Ao trabalhar em casa, você pode garantir a sua segurança financeira, tendo mais tempo para realizar as atividades diárias com mais conforto e comodidade. 

E aí, ficou interessado? Neste post, você conhecerá as principais informações sobre o assunto, mostrando como funciona o trabalho em casa, quais são as vantagens, bem como conseguir as melhores vagas. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema! 

O que é e como funciona o trabalho em casa? 

O home office, ou trabalho em casa, é uma modalidade que, como o próprio nome diz, permite que os funcionários realizem suas funções no conforto do próprio lar. 

O trabalho, boa parte das vezes, também pode ser feito em outros espaços, como coworkings, bibliotecas, cafeterias, escritórios compartilhados, entre outros. 

Como o funcionário atua à distância, ele precisa utilizar um dispositivo e ter acesso à internet para se comunicar com a empresa. Na maioria das vezes, essas serão as duas únicas ferramentas que você precisará usar para trabalhar. 

Esse modelo de trabalho existe há muito tempo, porém, começou a ficar famoso com a pandemia de 2020. Com a Covid-19, muitas empresas precisaram adaptar o seu modo de operar, adequando o home office ao negócio. 

A partir disso, tanto as companhias quanto os colaboradores passaram a perceber a vantagem da modalidade, utilizando-a mesmo após o término da pandemia. 

Quais são as vantagens de trabalhar em casa? 

Trabalhar em casa pode ser muito vantajoso, principalmente para quem tem o tempo reduzido, seja por conta dos estudos, por ter muitos compromissos ou, até mesmo, um filho. Confira, a seguir, como o home office pode ser benéfico para você! 

Autonomia 

É comum que as pessoas que trabalham em casa se sintam mais autônomas e livres em relação às suas atividades. Isso ocorre porque, com esse modelo, você poderá controlar os seus horários, sua rotina e o modo de executar as tarefas. 

Com o trabalho remoto, é possível adaptar os horários com as outras atividades do dia a dia, como uma faculdade. Além disso, muitos modelos que existem atualmente são, de fato, autônomos. Isso significa que, caso siga esse caminho, você será dono do seu próprio negócio bacana, né? 

Tempo livre 

Um trabalho presencial ocupa muito tempo do dia, principalmente por conta do deslocamento. Mesmo que você more razoavelmente perto do seu emprego, o trabalhador ainda levará um certo tempo para se deslocar e, considerando que você não queira chegar atrasado, precisará sair mais cedo. 

A situação se complica quando a empresa fica mais longe de casa. Muitas pessoas precisam passar um longo período no transporte público para chegar ao trabalho, por exemplo. 

Com o home office, tudo isso é simplificado. Todo o tempo que você passaria em um ônibus ou em deslocamento, poderá ser substituído para investir em algo pessoal, como tomar um café da manhã mais reforçado, por exemplo. 

Assim, o tempo é extremamente importante para a vida das pessoas, por trazer diversos outros benefícios. 

Praticidade e flexibilidade 

Essa vantagem está associada à autonomia que um trabalho em casa pode oferecer. A vida é repleta de imprevistos, e atrasos podem acontecer a qualquer momento. Com o home office, ajustar esses problemas no seu dia a dia fica muito mais simples. 

Além disso, você pode adequar seus gostos pessoais ao seu modo de trabalhar. Suponhamos, por exemplo, que você é o tipo de pessoa que rende e trabalha melhor durante a madrugada. Com esse modelo, é possível ajustar os seus horários para se encaixar nessa preferência. 

Saúde e qualidade de vida 

Como consequência de todas as vantagens citadas, vem a qualidade de vida. Você terá tempo para pensar em si, além de fazer as coisas de uma maneira mais cômoda e produtiva. 

Com mais tempo livre, é possível começar novas atividades, que façam bem para a saúde, como esportes, alimentação saudável ou, até, passar mais tempo com a família e amigos. 

Como conseguir vagas remotas e trabalhar em casa? 

Com tantas vantagens que o trabalho remoto oferece, você provavelmente está se perguntando: afinal, como conseguir trabalhar de casa? Pensando nisso, preparamos este tópico para você, com as principais dicas. Confira! 

1. Identifique as próprias habilidades 

Existem diversos tipos de empregos, e cada um deles exige uma habilidade diferente. Por isso, o primeiro passo é analisar quais são as suas aptidões, o que o torna um bom profissional e como você pode ajudar o mercado. O autoconhecimento é o começo para uma boa carreira remota. 

2. Procure vagas na sua área 

Após conhecer as suas aptidões, procure por vagas de emprego focadas nessas características. Se você sabe, por exemplo, desenhar e tem habilidades tecnológicas, uma carreira de designer freelancer pode ser uma boa opção. Agora, se você manda bem com português e criatividade, talvez se tornar um redator seja um bom caminho. 

Outro ponto que deve ser ressaltado é que existem empresas presenciais que utilizam o trabalho remoto. Então não foque somente na internet e veja se a sua cidade não tem nenhuma vaga do tipo. 

3. Encontre um bom espaço de trabalho 

Um grande desafio do trabalho em casa é a dificuldade de concentração dos trabalhadores. Por isso, encontre um espaço exclusivo para realizar suas funções. 

Não se esqueça de organizá-lo e deixá-lo confortável, de um jeito produtivo. Procure lugares bem iluminados e, de preferência, não trabalhe na sua cama, pois isso pode causar certa preguiça. 

Nesse caso, você não precisa ter um espaço muito elaborado, equipado e profissional, mas é importante que o use somente para trabalhar. Com isso, você consegue separar os momentos de lazer e de trabalho em uma mesma casa. 

Viu só como trabalhar em casa pode ser bem vantajoso para você? Com essa modalidade de emprego, é possível ganhar dinheiro de uma maneira confortável e que se adequa à sua rotina. 

Gostou do artigo e quer encontrar a vaga perfeita? Então prepare-se para oportunidades de emprego realizando um curso profissionalizante da Microlins, poderá te abrir muitas portas no mercado de trabalho!